terça-feira, 9 de novembro de 2010

Hipovitaminose X Hipervitaminose

Hipovitaminose
A hipovitaminose nada mais é do que a falta de vitaminas no corpo. Ela pode ser causada por uma dieta pobre em alguns nutrientes como o ferro, da vitaminas A, do complexo B, C, D, E, K.
A hipovitaminose pode gerar distúrbios e falta de crescimento nas crianças. A melhor maneira de combater a hipovitaminose é ter uma dieta equilibrada comendo de tudo um pouco.
Não deve-se deixar de comer nenhum alimento, dando preferência por aqueles mais saudáveis como verduras, legumes e frutas evitando os fast food e comidas gordurosas.
Hipervitaminose
A hipervitaminose, ou excesso de vitaminas, também traz problemas a nossa saúde. Conhecida também como "envenenamento por vitamina" pode levar a sintomas tóxicos.

As dosagens excessivas de vitaminas A, B3 e B6 isolada (sem o Complexo B), algumas vezes são associadas aos efeitos colaterais de vitamina, entretanto os mesmos normalmente cessam rapidamente com a redução ou interrupção da ingestão das mesmas.

É importante ressaltar que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose. A vitamina C, por exemplo, tem sido utilizada em doses diárias 1000 vezes acima da dose diária recomendada, sem efeitos tóxicos, no tratamento de doenças graves, embora a super dosagem da vitamina C exerça um forte efeito laxativo em pessoas saudáveis.

As elevadas doses de suplementos minerais também podem causar intoxicação e efeitos colaterais, principalmente em suplementos que contenham ferro, incluindo multi-vitaminas, embora esse tipo de envenenamento seja bastante incomum.
Avitaminose
 A avitaminose é uma enfermidade gerada pela carência de vitaminas. É classificada segundo a vitamina em falta, embora, algumas vezes, tenha nome próprio.
 Por exemplo, a carência de vitamina A provoca a xeroftalmia (olhos secos); a falta de vitamina B1 provoca a beribéri (tremedeira); a pelagra (rigidez e descamação da pele) é ocasionada falta de vitamina B3; a anemia perniciosa (resistente ao tratamento com ferro)  ocorre pela falta de vitamina B12; o escorbuto, pela falta de vitamina C; o raquitismo infantil e osteomalacia nos adultos são doenças geradas pela carência de vitamina D.
 A carência de vitaminas pode ocorrer devido a sua falta na ingestão, por má absorção do intestino, má utilização metabólica, etc.
 A deficiência de vitaminas na ingestão geralmente se origina pela carência de recursos ocasionada pela miséria (falta de recursos para a alimentação), por dietas inadequadas, falta de alimentos frescos (como o caso do escorbuto dos marinheiros que não ingeriam frutas nem verduras).

Um comentário:

  1. Obs*
    A hipovitamise
    É a diminuição das vitaminas no organismo.
    A falta do mesmo, se chama avitaminose.

    ResponderExcluir